segunda-feira, 3 de março de 2014

Vindo de não sei onde

Por que me abandonaste? Era pra ter sido só um susto e foste por quase dez anos, sem direito a visitas. Eu te esperei por mais de oitenta mil horas, na porta de casa, vendo passar o vento, as folhas destacadas das árvores, papéis avulsos, coisas órfãs, cachorros, bandos de aves, tudo, menos tu. Era pra teres te ausentado apenas por parco tempo. Era pra teres ido ali, rapidamente, como quem vai apenas tragar um cigarro e volta para terminar um diálogo suspenso. Deixaste-me aqui, entretanto, solitária, ridícula sem ti.

Já agora tenho uma beleza recôndita, não mais aquela, deslumbrante, porque te desvencilhaste de mim e a vida tornou-se bruta.  Não te espantes caso eu já tenha rugas e um humor sarcástico. Não pensaste tu, em algum momento, que eu poderia ressecar tais quais as folhas que vi passar com o vento? Não te interrogaste com que idade tu me encontrarias ao voltar, afinal?

Foi de um silêncio apavorante essa década de ausência tua. Foi de uma agonizante espera, principalmente porque não sabia por onde andavas.

E agora estás aqui, como quem havia estado um dia fora. Não te faço tantas perguntas. Não interessa tanto os porquês. Aconchega-te de novo em mim, espalha-te por aqui e dentro de minh’alma, para que eu possa respirar a poesia nova que trouxeste de não sei onde.

Vanessa L (09.01.2014)




Nenhum comentário:

Postar um comentário