quarta-feira, 19 de março de 2014

Olhai os lírios do campo

Um dos livros mais emocionantes que li foi "Olhai os lírios do campo", de Érico Veríssimo, quando eu tinha 14 anos de idade. O livro trata de amor, do amor entre Eugênio e Olívia. Infelizmente, Eugênio abdicou de sua amada por uma vida de riqueza e luxo junto a outra mulher.

Ao longo do romance, percebe-se a transformação espiritual do personagem, quando ele se divorcia de sua esposa rica, Eunice, quando ele decide tornar-se médico de pobres, quando ele assume a filha Anamaria, fruto do relacionamento com Olívia, e por aí vai. 

O livro tem um teor melancólico e nostálgico. Ainda assim recomendo que leiam. Traz uma reflexão sobre o que é essencial em nossas vidas. Certamente luxo e riqueza não são. 

Deixo ainda uma passagem bíblica que trata justamente sobre o assunto

Olhai os lírios do campo e as aves do céu

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou há de aborrecer a um e amar ao outro; ou há de unir-se a um e desprezar ao outro; Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso vos digo: não andeis cuidadosos da vossa vida pelo que haveis de comer ou beber, nem do vosso corpo pelo que haveis de vestir; não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais que o vestido? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta;não valeis vós muito mais do que elas? Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um cúbito à sua estatura? Por que andais ansiosos pelo que haveis de vestir? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam, contudo vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Se Deus, pois, assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Assim, não andeis ansiosos, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (pois os gentios é que procuram todas estas coisas); porque vosso Pai celestial sabe que precisais de todas elas. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:24-33)

Paz de Deus a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário