quarta-feira, 5 de março de 2014

Adormecer com Rachmaninoff

Nada melhor que adormecer ouvindo música clássica. Foi o que aconteceu comigo ontem.

Sergei Rachmaninoff, pianista, compositor e maestro russo, nascido em 1 de Abril de 1873, foi um dos grandes nomes do estilo romântico na música clássica européia.

É tido como um dos pianistas mais influentes do século XX. Uma curiosidade a seu respeito é que suas mãos eram tão grandes que conseguia cobrir o intervalo de uma 13ª, no teclado (um palmo esticado de cerca de 30 centímetros). Estudam, por tal fato, a possibilidade de ele ter sido portador da Síndrome de Marfan, já que o tamanho de suas mãos correspondiam à sua estatura, em torno de 1,91 e 1,98. 

Sua mãe fora sua primeira professora de piano, mas não via nele um futuro promissor. Ao longo de sua vida, muitas pessoas desacreditavam de sua habilidade como compositor, inclusive ele mesmo, sempre questionando-se e, por vezes, envergonhando-se de suas criações.

Morreu em 28 de Março de 1943, em Bervelly Hills, na Califórnia, alguns dias antes de completar 70 anos de idade. Segundo consta em suas biografias, nas horas finais de sua vida, insistia que podia ouvir música tocando em algum lugar por perto. Após ser repetidamente assegurado de que não era o caso, ele declarou: "então a música está na minha cabeça". 

Algo que me surpreendeu foi ter identificado trechos de sua composição "Concerto para piano nº 2 in C minor" em uma música trilha sonora do filme "As patricinhas de Bervelly Hills". A música que toca quando a personagem principal descobre-se apaixonada por seu melhor amigo foi composta por Eric Carmen, em 1975, chama-se "All by myself". A posteriori, li que a inserção de frases melódicas fora realmente proposital. 


E aqui vocês podem apreciar o "Concerto para piano nº 2 in C minor", de Sergei Rachmaninoff: 


A paz do Senhor Deus a todos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário