quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A postura do corpo na dança e na vida

A procura por uma postura saudável foi algo que me motivou a procurar a dança. 



Percebi que as pessoas que mantinham uma boa postura tornavam-se elegantes e admiradas, em qualquer idade. Além disso, parecia indicar saúde física e auto - estima, algo que eu também almejava.  

Mas, antes de tudo, o que é a postura? Uma das definições é esta: A postura é a atitude adotada pelo conjunto de articulações do corpo em determinado momento permitindo a estabilidade corporal. 


E o que seria postura ideal? 
É resultante  do equilíbrio dinâmico dos vários segmentos corporais, nas variadas posições, caracterizando-se por um máximo de eficiência fisiológica e biomecânica (ligamentar e tendíneo-muscular), requerendo um mínimo de esforço e tensão(Momesso, 1997)

Geralmente, quem tem má postura não tem consciência disso. Era o meu caso. Eu tenho uma hiperlordose lombar que eu acentuava mais ainda ao andar, tinha ombros encurvados e tensos, a postura da cabeça para frente, como na foto acima. Fora tudo isso, eu tenho os joelhos valgos e escoliose lombo sacra.  

Essa minha postura, totalmente errada, fazia com que sentisse dores constantes de forte intensidade em todo o corpo, mas principalmente na lombar e na cervical (pescoço).

Eu não era feia, mas sentia-me como tal. Apresentava trabalhos acadêmicos com muita dificuldade e eu não projetava muito bem a minha voz. Os ouvintes sempre pediam para que eu falasse mais alto. Eu tinha vergonha de mim e, por isso, mal conseguia fazer contato visual com as pessoas ou sorrir para elas. Eu era extremamente inibida.

Tudo na minha vida mudou com a dança, principalmente a maneira como me vejo. A dança fez com que eu abrisse os ombros e os posicionasse para baixo, revelando meu pescoço, que estava "escondido", o que me deu mais sensualidade. Ao mesmo tempo, levantei meu tórax, mostrando-me mais altiva e determinada, minha cabeça voltou para a posição correta, alinhada com a coluna cervical. Isso me fez mais elegante e minhas dores melhoraram consideravelmente. Era o que eu queria.

Considera-se que a postura está relacionada também com o posicionamento adequado das vísceras torácicas e abdominais. Assim, se você tem boa postura articular e muscular, provavelmente seus órgãos estarão trabalhando em um espaço otimizado. 

Hoje em dia, apresento trabalhos com mais facilidade, minha voz sai com fluidez, pois minha postura possibilita que meu diafragma seja melhor utilizado durante a execução da fala. 

A procura pela postura ideal não deve acabar nunca, entrelaçando-se sempre com a procura pelo autoconhecimento. O conhecer o próprio corpo (propriocepção), como ele deve ser, como deve funcionar, não sucumbindo aos fatores externos, implicando que sejamos mais fortes que eles, leva-nos a uma estrada cheia de desafios. 










Um vídeo que gostei muito e indico que assistam é este aqui:

Muito recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário