sábado, 19 de abril de 2014

"Fa Yeung Ni Wa" (2000)

Filme poético que trata da Paixão de maneira sublime. 

Ambientado em Hong Kong, início dos anos 1960, foi escrito, produzido e dirigido por Wong Kar-Wai. Traduzido para o Português como "Amor à Flor da Pele". 

O filme traça a evolução emocional entre dois personagens, Sr Chow, editor-chefe de um jornal local, e a secretária Su Li-zhen, ambos casados, e que se descobrem traídos por seus respectivos cônjuges.

Inexplicável a sensação de assistir a esse filme. Todas as vezes em que o vejo, sinto-me extremamente apaixonada e inspirada. A paixão entre os dois personagens principais torna-se visível. Entretanto, não há a consumação desse sentimento entre eles. 

Um dos trechos mais belos, transcrevo abaixo [SPOILER]:

Sr Chow: Pode me arranjar uma passagem de navio?
Su Li-zhen: Para onde vai?
Sr Chow: Ping me escreveu de Cingapura. Estão precisando de gente, e ele quer que eu vá ajudá-los.
Su Li-zhen: Quanto tempo vai demorar? 
Sr Chow: Não sei. Vou sem saber.
Su Li-zhen: Por que vai tão de repente? 
Sr Chow: Para mudar de ares. [...] Estou cansado de fofocas.
Su Li-zhen: Não tem fundamento. Por que se preocupa? 
Sr Chow: Eu também pensava assim...E não me importava. Pensei que fôssemos diferentes deles. Eu estava errado. Sei que não vai deixar seu marido. Então, é melhor eu ir embora.
Su Li-zhen: Não esperava que se apaixonasse por mim.
Sr Chow: Nem eu. Só queria saber como eles começaram. Agora eu sei. As emoções podem nos pegar de surpresa. Eu achava que as tinha sob controle... Mas a ideia de seu marido voltar me deixa transtornado. Queria que ele não voltasse. Sou um homem ruim. 


Recomendo muito. O filme é belíssimo. Suspiros e muitos, muitos suspiros com esse filme!

Paz a todos.

2 comentários:

  1. Se não encontrar em alguma locadora, aqui em São Luís, deve encontrar na Internet para venda. Vale muito à pena! Abraços, Stelio!

    ResponderExcluir